sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Revendo alguns princípios

Há milhares de anos, quando os homo-sapiens abandonaram o nomadismo um objetivo estava claramente visado: construir um ambiente no qual todos os membros vivessem em irmandade e então evoluiriam juntos. A este ambiente atribuiu-se o nome de sociedade. Entretanto, esta vem contrariando os valores sobre os quais foi construída.
Os ideais de vivermos eternamente em paz tornaram se demodê. O descaso e a falta de respeito estão se unindo cada vez mais, e diante do caos torna-se difícil “amar as pessoas como se não houvesse amanhã”. A ambição do homem tem revelado grandes terroristas que torturam até a morte os princípios humanos.
As invenções cujos objetivos eram nos proporcionar ajuda ou conforto têm se voltado contra nós. Fábricas eliminam diariamente toneladas de lixos tóxicos sem a menor restrição: poluem rios, lagos e contribuem para o efeito estufa. A natureza não deixa por pouco, responde com tornados e tempestades violentas.
Assim como a peste negra afetou toda a Europa, nosso mundo está sendo devastado pela fome e pela violência. Em pleno século XXI ainda existem trabalhos escravos e exploração infantil. Se fomos capazes de construir máquinas, de ultrapassar barreiras da ciência, de expandir a tecnologia, por que não mudar o mundo?
A sociedade clama por paz. Nós chegamos ao limite, e este não deve ser superado. Fugimos da fome, da violência, da repressão. Procuramos a paz, a tranqüilidade. Talvez devêssemos voltar a sermos nômades, quem sabe não reencontraríamos nossos princípios...

Nenhum comentário:

sandy e junior